Loading

BCTRIMS 2022 | Cursos Pré Congressos

...
O BRANDO (ColaBoRative LAtin AmericaN Database for Multipe SclerOsis) é um banco eletrônico de dados latino-americano criado pelo BCTRIMS para coleta de informações sobre pacientes portadores de esclerose múltipla (EM). Esse banco permite que sejam realizadas análises comparativas sobre a doença, permitindo que se utilize uma linguagem comum a respeito da EM nos arquivos desses pacientes.

O BRANDO funciona de forma colaborativa entre centros especializados em EM que abastecem o banco eletrônico com dados epidemiológicos, clínicos, de investigação complementar e de tratamento de pacientes diagnosticados com EM. São coletados dados como idade, histórico familiar e da doença, tempo de diagnóstico, exames realizados e tratamento utilizados, permitindo que sejam feitas análises comparativas em relação ao desenvolvimento da enfermidade em cada paciente.

O objetivo do BRANDO é possibilitar a identificação de clínicos e epidemiológicos, a partir de uma grande quantidade de amostras coletadas de pacientes brasileiros e latino-americanos. Por meio da plataforma, será possível analisar informações críticas e relevantes, a fim de que seja possível o desenvolvimento de novas pesquisas científicas.

O BRANDO é multicêntrico, está em atividade desde o início de 2021 e segue sendo alimentado cada vez com mais informações. Até hoje, mais de 3800 casos de pacientes brasileiros já foram incluídos e sua relevância vem crescendo, na medida em que os estudos sobre a esclerose precisam ser ampliados na região. 

O BRANDO também conta com a colaboração de mais de 30 centros de referência em neuroimunologia brasileiros, espalhados pelas cidades mais importantes das cinco regiões do Brasil! Recentemente, centros de países latino-americanos se uniram ao projeto em uma parceria com o Comitê Latino-Americano de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (LACTRIMS). Já estão participando do projeto, sendo que alguns já começaram a incluir seus dados, os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Em 2022, o banco eletrônico de dados sobre a Esclerose Múltipla, passou a integrar o sistema internacional de dados MS Data Alliance Catalogue, elaborado em parceria com a European Charcot Foundation. A inclusão do sistema ao banco de dados mundial, auxiliará a resolver questões de estudos específicos, além de ser um grande passo para acelerar projetos colaborativos de pesquisa e estudos, aumentando a possibilidade de grandes avanços em busca de melhorias para os pacientes portadores de Esclerose Múltipla.

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja aqui a nossa política de privacidade.