Loading

Cursos e Projetos

Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o desenvolvimento da área de neuroimunologia, o BCTRIMS organiza uma série de atividades de educação médica continuada e de pesquisas. 
Abaixo listamos, resumidamente, algumas das atividades desenvolvidas, através de cursos ou de bolsas de estudo voltadas para jovens neurologistas nacionais e estrangeiros. 
Fiquem atentos a todas as atividades, e, caso tenham qualquer duvida entre em contato conosco pelo email secretaria@bctrims.com

Projeto ECHO BCTRIMS

O Projeto ECHO BCTRIMS é um programa de videoconferências que tem por objetivo fomentar discussões de casos clínicos em uma breve aula sobre o tema. 
As conferências são semanais e tem o limite de participantes, e o acesso é exclusiva para médicos. 
As apresentações são padronizadas e organizadas pelo Dr. Jefferson Becker, tendo sempre um convidado, membros de Centros de Referência no Brasil e do exterior, que juntamente com a equipe do BCTRIMS discutem o caso clínico apresentado. 
As reuniões têm duração total de 60 min. 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do BCTRIMS.

BCTRIMS MS/NMO Updates

O BCTRIMS MS/NMO Updates começou como um projeto de seis aulas para trazer um conteúdo robusto para profissionais com interesse no campo da Esclerose Múltipla. 
O sucesso do curso foi tão grande que o Comitê de Educação Continuada do BCTRIMS decidiu por ampliar o curso para o ano de 2022 e incluir aulas específicas de Neuromielite Óptica. 
O Curso é um programa de aulas que traz atualizações de temas básicos aos mais aprofundados sobre EM e NMO. 
As aulas são ministradas por alguns dos maiores especialistas do Brasil na área de Neuroimunologia. São apresentações gravadas com duração de aproximadamente 60 minutos cada, publicadas aproximadamente uma vez por mês trazendo o que há de mais atual no assunto. 
O aluno terá um ano de acesso para assistir às aulas quando e onde quiser. 

*Curso com certificação

Simpósio Translacional em Neuroimunologia

O Simpósio Translacional em Neuroimunologia BCTRIMS visa promover as pesquisas translacionais brasileiras na área da Neuroimunologia, aproximando os pesquisadores básicos e os clínicos. 
No evento, são discutidos aspectos da neuroimunologia que permitem um maior entendimento das áreas básicas e clínicas, a fim de que todos os envolvidos possam aprofundar seus conhecimentos. 
O evento ocorre anualmente, no mês de março, durante todo um sábado e conta com o apoio e de pesquisadores da área básica da USP e da Unicamp.

Curso de Neuroimunologia

O principal objetivo do CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICADOS EM NEUROIMUNOLOGIA é consolidar conceitos básicos e aplicados em imunologia e neuroimunologia visando ao aprimoramento do conhecimento na área de doenças neuroinflamatórias e desmielinizantes. 
O curso é ministrado pelos professores Jean Pierre S. Perón e Alessandro Farias. 
O evento é totalmente ?on-line?. São 12 encontros com cerca de 1h30 a 2h00 de duração por aula, ao longo do segundo semestre de cada ano. 
Há um limite de 20-30 vagas, para que possa haver uma interação maior entre todos os participantes. 

Curso de Neurorradiologia

O principal objetivo do NEURORRADIO BCTRIMS, Conceitos e atualizações em neuroimagem nas doenças desmielinizantes, é consolidar os conhecimentos básicos e aplicados de neuroanatomia e neuroimagem aplicados às doenças neuroimunológicas. 
São empregadas metodologias atualizadas de ensino, com discussão de casos, atividades práticas e interação dos professores com o grupo de alunos, a fim de aumentar o aproveitamento. 
O curso é coordenado pela Dra. Carolina M Rimkus e Dr. Augusto Amato, neurorradiologistas do HCFMUSP e UNICAMP e com vasta experiência em neuroimunologia, e conta com a participação de um excelente grupo de neurorradiologistas e patologistas convidados, experts nos tópicos de interesse. 
O evento é totalmente on-line, tem 12 aulas com cerca de 1h30 a 2h00 de duração por encontro, ao longo do primeiro semestre de cada ano. 
Vagas limitadas.
Curso com certificação.

BCTRIMS Research Colloquium

O BCTRIMS Research Colloquium é um evento organizado pelo BCTRIMS para fomentar o aperfeiçoamento de seus membros no âmbito científico e o desenvolvimento de projetos de pesquisa multicêntricos. 
Trata-se de um workshop teórico-prático voltado aos membros do BCTRIMS e da BCTRIMS Youth League. Entre outras atividades, são discutidos e planejados projetos de pesquisa propostos pelos próprios participantes. 
O encontro conta com a participação de pesquisadores experientes, membros do Comitê Científico do BCTRIMS, e um professor de estatística da PUCRS e da UFRGS, Prof. Mário Wagner, a fim de auxiliar com o aperfeiçoamento do projeto e facilitar a execução do mesmo. 
Os interessados devem enviar seus projetos de acordo com o edital publicado para o mesmo. O evento ocorre sempre em novembro.

PROBEN - Programa de Bolsas para Estágios de Neuroimunologia

O Programa de Bolsas para Estágios de Neuroimunologia (PROBEN) é uma iniciativa do BCTRIMS e oferece bolsas para membros da BCTRIMS Youth League interessados em realizar estágios de cunho educativo e científico na área de Neuroimunologia em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior. 
Poderão candidatar-se ao PROBEN médicos residentes ou neurologistas que sejam membros da BCTRIMS Youth League e espera-se que os estágios proporcionados pelo PROBEN sejam uma valiosa experiência tanto do ponto de vista assistencial (treinamento prático em investigação e manejo de doenças neuroimunológicas) quanto do ponto de vista científico (estabelecimento de parcerias interinstitucionais para planejamento de pesquisas e coleta ou análise de dados que resultem em publicações científicas) no âmbito da Neuroimunologia. 
Os selecionados devem se preencher todos os critérios de seleção disponibilizados no edital publicado todos os anos. 
O BCTRIMS oferece uma bolsa para auxílio com os custos, além de disponibilizar vagas nos seguintes centros no exterior: 
  • Harvard Medical School, Boston, EUA (2 vagas)
  • Mt Sinai Hospital, Nova York, EUA (1 vaga); 
  • CEM-CAT, Barcelona, Espanha (1 vaga). 
No Brasil, há oferta de duas vagas no 
  • HCFMUSP de São Paulo, 
  • UNICAMP de Campinas, 
  • FMUSP de Ribeirão Preto, 
  • CIEM da UFMG de Belo Horizonte e 
  • PUCRS de Porto Alegre.
* Devido a Pandemia alguns centros nacionais e internacionais não estão recebendo estagiários. Para maiores informações envie email para secretaria@bctrims.com

PROBEN LATAM - Programa de Becas Para Pasantías en Neuroimunología

O PROGRAMA DE BECAS PARA PASANTÍAS EN NEUROINMUNOLOGÍA - EDICIÓN LATINOAMÉRICA (PROBEN-LATAM) é uma iniciativa do BCTRIMS e do Comitê Latino-Americano de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuoroimunológicas (LACTRIMS) que oferece bolsas para médicos residentes em Neurologia e jovens neurologistas de países latino-americanos membros do LACTRIMS (exceto Brasil), que tenham interesse em realizar estágios educacionais e científicos na área de Neuroimunologia em instituições reconhecidas no Brasil. 
Os interessados podem se inscrever para uma vaga em cada um dos seguintes centros: 
  • HCFMUSP de São Paulo
  • UNICAMP de Campinas
  • FMUSP de Ribeirão Preto
  • CIEM da UFMG de Belo Horizonte
  • PUCRS de Porto Alegre.
* Devido a Pandemia alguns centros nacionais e internacionais não estão recebendo estagiários. Para maiores informações envie email para secretaria@bctrims.com

Curso Regional de Atualização em Doenças Desmielinizantes

O principal objetivo do evento é integrar os profissionais de Neurologia, incentivando a educação continuada e a troca de experiências em todas as regiões do Brasil. 
Os cursos têm conteúdos básicos e avançados, com o intuito de resumir o que há de mais importante na área e para preparar os participantes para os conteúdos do Congresso Brasileiro de EM e de NMOSD do BCTRIMS. 
Os convidados são especialistas de cada uma das regiões, além de palestrantes nacionais e internacionais. Recentemente, foi firmada uma parceria com a European Charcot Foundation, para que haja sempre uma ou mais aulas de um especialista europeu de renome mundial. Os cursos ocorrem, alternadamente, nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste. 
Todos os anos há dois cursos em duas regiões distintas. Um evento abordará aspectos relativos à Esclerose Múltipla e outro sobre as Doenças do Espectro da Neuromielite Óptica. 

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Veja aqui a nossa política de privacidade.